Viagem Espanha - Salamanca

A cidade dourada, essa é a descrição para Salamanca. Dizem também que é a cidade berço do espanhol.
Comprei a viagem para Salamanca pelo site, e fui com minha irmã para a estação Mendez Alvaro. A viagem durou 3h, e super confortável. Chegamos na cidade ainda pela manhã e fomos buscar algum hostel para despachar as mochilas. Encontramos um muito agradável e econômico HiHostel, e com a carteirinha ficou ainda mais em conta.



Fomos caminhar pela cidade que ainda estava despertando, e o sol já estava intenso. Fomos conhecer a Catedral Vieja e a Catedral Nueva, magnifica arquitetura clássica, uma suntuosidade de Igreja. Ao lado, está a famosa Universidad de Salamanca. Ficamos paradas uns dez minutos em sua fachada para encontrar a tão conhecida rã, até que um senhor muito simpático, vendo nossa agonia em encontrá-la, deus algumas pistas, que claro, facilitou 100% e encontramos a bendita. Acredito que aquele espanhol se satisfaz em ajudar turistas desorientados com tantas figuras naquela fachada. Divertido senhor, ficamos muito agradecidas pela boa ação!


A cidades estava bem vazia, já que é uma cidade universitária e nesse período (de Setembro) todos estão de férias. Passamos pela ponte Romana, pelo Convento de San Esteban e muitas e muitas ruas que faziam com que me surpreendesse com aquela arquitetura alaranjada. A cidade parece de ouro, essa era a impressão que tinha. Andando mais um pouco, encontramos a Casa de Las Conchas, onde diz a lenda, há uma pérola escondida embaixo de uma delas.Tudo era muito belo, mas o melhor ainda estava por vir.



A noite fomos conhecer a famosa Plaza Mayor....maravilhosamente linda, com todas aquelas luzes em volta, pareceu realmente feita de ouro. O clima estava perfeito. Sentamos no chão, bem no meio da Plaza e ficamos admirando aquele cenário deslumbrante. Estava ali, realizando um dos meus grandes sonhos.


No dia seguinte, continuamos nossa caminhada pelos conventos, praças, pontes e ruelas. Aproveitei para trazer alguns souviniers de lá e lógico, desfrutar de uma bela paella salamanquina. Como a grande concentração de belas igrejas, creio que foi o dia que mais vi noivas se casando e andando pela cidade tirando fotos naquele cenário de contos de fada.  Antes de partirmos, ainda deu para apreciar a famosa Plaza Mayor , tomando um sorvete naquele calor de 39 graus, e ainda participamos de um protesto contra as Touradas, preparadas pelos estudantes e reforçada por turistas. E lógico, nós estávamos no meio. Uma cena bem inusitada foi quando no meio desse protesto surgiu uma senhora defendendo as Touradas e indo contra um grande grupo de estudantes, muito corajosa. Logo, surgiram mais uns tres jovens (mauricinhos) a favor defendendo as Touradas. A policia ficou a postos, mas nada além de gritos de protestos... Cena que só se vê aqui na Espanha.


Salamanca é uma cidade pequena e por isso, se quiser pode ser feita em um dia, e recomendo uma noite para ver a Plaza Mayor toda iluminada. Tudo isso valeu a visita.





Comentários