Paraty Latino 2011


Esse final de semana participei do Festival Latino de Paraty. Nos tres dias ocorreram shows gratuitos pela cidade com direito a aulas de salsa, bandas internacionais e muito ritmo caliente.


Fiquei hospedada no Hostel Casa do Rio (HiHostel), muito bom, porque assim que saí da Rodoviária as 3h40 da madrugada, ja localizei as plaquinhas nos postes indicando o caminho para chegar. Alguns quarteirões e lá estava, bem pertinho do centro histórico.


No primeiro dia, fui conhecer o centro. Lindo!Cidade histórica com suas ruas de pedra e de arquitetura colonial, muito romântica. Haja habilidade para caminhar admirando as construções e olhando as pedras sem tropeçar!

Depois fui até o Cais procurar barcos de passeio, existem vários por lá. Peguei a escuna e fui conhecer algumas praias de Paraty como a Praia Vermelha, a Ilha Comprida, a Praia da Lula e a Praia Jurumirim. Lugares exóticos, selvagens e muito bem preservados, com águas cristalinas e também geladas. O passeio de escuna custou R$20 fora o almoço servido no barco; e teve duração de 4 horas. Fantástico conhecer esses lugares paradisíacos.
Outro passeio super recomendado, mas que não tive tempo de fazer, é ir para Trindade, com praias e cachoeiras de cenário de filme. O guia do hostel disse que é só pegar um bus municipal que sai da estação rodoviária e em menos de 1 hora chega em Trindade. Mas esssa ficou para a próxima.



A tarde, fui andar pela cidade. Parei num bar para comer uns petiscos e observar muitos turistas que passeavam pelas ruas de pedra. Nesse período, a cidade ficou sem energia, e precisou improvisar velas. Foi voltar no tempo e regressar à época da Colonia com os lampiões e luz de vela. Sorte que sentei perto do palco dos show que estava com iluminação.

O palco principal estava montado na praça da Matriz, e a tarde toda era possível aprender a dançar salsa com professores que ensinavam os passinhos básicos: 1,2,3...5, 6, 7. Foi muito divertido ver que também os gringos estavam participando da festa.
Ainda teve show do Buena Vista Social Club, Adriana Mezzadri, Violetango e Zeca Baleiro. A praça estava super cheia e todos esses show viraram noite a dentro.

No ultimo dia, restou conhecer a praia do Pontal que fica a 10minutos do Hostel. Uma praia bem tranquila e à margem esquerda do rio Perequê-Açu.


Enfim, foi apenas um final de semana, mas que valeu a pena. Recomendo conhecer Paraty, no Rio de Janeiro e que faz divisa com São Paulo.




Comentários