Viagem Brasil - Paranapiacaba (SP)

Paranapiacaba é uma cidadezinha  de heranças inglesas, a poucos minutos de São Paulo, e que vale um dia de passeio, para conhecê-la, fora do período do festival de inverno, quando a cidade "bomba"de turistas.
De São Paulo, a alternativa para quem não vai de carro, é partir da estação da Luz; o trem vai até Rio Grande da Serra e  lá, é só pegar o ônibus interurbano com destino a Paranapiacaba que tem um intervalo médio de 40 minutos. Ele faz final no cemitério e no mirante da cidade. É uma vista muito bonita, subindo em uma improvisada, mas resistente plataforma, de onde é possível avistar as serras e Cubatão.


Caminhando pelas ruazinhas de pedra, se encontra a Igreja matriz de Paranapiacaba, construída em 1884, uma simpática igreja, situada na parte alta da cidade.


Logo, se vê a famosa estação ferroviária com alguns trens de carga, ainda em circulação, e outros, já deteriorados pelo tempo, escondidos nos galpões da antiga Sao Paulo Railway Co., dominados pela ferrugem e mato.
Atravessando a passarela feita de madeira, se vê o clássico relógio, tipicamente inglês, que fica numa enorme torre na estação, que se mistura à neblina da cidade (muito típica, por sinal). Deste ponto se nota a diferença das construções: de um lado com influência arquitetônica portuguesas (a parte alta), e de outro lado, de influencias inglesas (a parte baixa).
A antiga vila dos ingleses é formada por diversas casinhas feitas de madeira, que imprimem um padrão de cores entre elas (marrom terra e branco), com uma arquitetura muito peculiar.


O passeio de um dia, é bem agradável e, na pausa para o almoço, é recomendável visitar a culinária local, degustando a autentica comida caseira, oferecida pelos singelos restaurantes da região.
Muito do que se encontra por lá, são rastros de um período que São Paulo era movida por locomotivas, ou os famosos funiculares. Galpões, hoje abandonados, dominam o cenário que contrasta com a natureza ao redor da cidade. Há algumas trilhas recomendadas por guias locais,  mas no dia, não estava preparada para grandes aventuras, mas fica a dica.





É uma cidade que vale a pena conhecer, pela sua charmosa arquitetura e seu histórico, mesmo deixando a desejar pela má conservação de seus locais turísticos. Ainda assim, é um passeio pra lá de interessante e encantador.


Comentários

  1. Parabéns pela viagem efetuada.
    Bom texto e fotos... fez uma boa escolha de viagem!!!!

    Cicloabraços
    Joaozinho
    www.joaozinhomenininho.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário