Viagem Holanda - Amsterdam

Falo um pouco dessa cidade minúscula porém encantadora: Amsterdam. Um cidade paracida com Veneza mas com seu encanto particular. Dona do seu nariz, como dizia minha avó, moderninha em varios sentidos. Ateva-se a conhecê-la.
Para quem vem de Londres até Amsterdam a viagem é bem rápida atraves do trem de alta velocidade que faz parada em Bruxelas. A chegada é na famosa estaçao Amsterdam Centraal, maravilhosa.
Hospedagem: Acredito que 3 dias são suficientes para conhecer a cidade. Me hospedei no hotel Aspen proximo a praça central. No entanto, esse hotel por ser de arquitetura antiga, nao possui elevador, ou seja, voce é obrigada a subir com suas malas pelos quase 30 mil degraus, paguei todos os meus pecados esse dia. Mas o lugar era tranquilo e bem simples. No entanto, lá há varios hostels para passar a estadia na cidade.

O que fazer: Amsterdam é bem eclética, por isso há gostos para todos. Desde pessoas que curtem museos lá existem varios como Museu Van Gogh, Rijksmuseum, Casa Anne Frank, Casa de Rembrandt, Stedelik Museum, Nemo Museu, etc... Há também programa para os cervejeros que é conhecer a fabrica da Heineken. Já para os que gostam de natureza, visitar os parques como Vondelpark (o maior da cidade) além de passear no mercado das tulipas.
Bom, dedico aqui um espaço especial para o museu de Anne Frank, é quase um sacrilégio  ir até Amsterdam e nao visitar a casa onde foi o cenário da horrivel história na Segunda Guerra Mundial da familia Frank. O museo é tao famoso que a fila chega a dar voltas no quarteirao...por isso fique ligado a dica depois que irei dar. ;)  Lá há varios objetos pessoais da familia e principalmente da nossa querida Anne que descreveu em seu diário a rotina de todos no periodo da Guerra, infurnados naquele "anexo", chega a arrepiar por pensar que tanta gente viveu la por um tempo, até serem delatados para o exercito alemão, infelizmente :(  Se ainda nao leu o livro, nao saia de la sem um exemplar exclusivo do Diario de Anne Frank. Vale a espera!
Outra opcão para os curiosos  é conhecer o bairro Red Light district onde ficam as casas da "moças"que ficam expostas nas vitrines para programa. Nesse lugar é terminantemente proibido fotografar, por isso, segure seu impulso de turista e evite tirar fotos das vitrines, né. Ele funciona no final da tarde e a noite, ao redor existem bares e os famosos coffee shops onde é permitido fumar maconha à vontade. Nas ruas é proibido, por isso se caso queira aproveitar a ocasião, procure um coffee shop para sua experiencia na cidade.
Já para uma manhã agradavel na cidade é indispensável alugar uma bicicleta nos vários bicicletarios que há e se perder pelas ruas de Amsterdam, adorooo! Não há perigo pois lá os motoristas respeitam os ciclistas e há faixas exclusivas em quase todas as vias. Para voce que nao quer se aventurar sozinho na bike, há a opção dos Sandermans que oferecem free bike tour pela cidade, ou walking tour. No final do passeio nada mais justo que dar uma boa contribuição ao guia. O passeio passa pelos principais pontos turisticos de Amsterdam e faz paradas para contar um pouco das histórias do lugar, muito interessante. Voce pode observar que na cidade existe vários bicicletarios e todos muito seguros.
Outro passeio interessante é pelos canais da cidades. Amsterdam está no meio de muitos rios e lá praticamente muitas pessoas vivem em seus barcos. Há algumas agencias que fazem esse passeio que dura cerca de 1h pelos canais, bem interessante passar pelas pontes e ver "casas-barcos"no trajeto.
Comer: Amsterdam possui varias opções de lanches, mas foco aqui na sobremesa! O melhor que você TEM que provar são os mais típicos biscoitos de caramelo holandes ou o stroopwafel!!! Eles são feitos na hora e é como um lanchinho de wafle onde no meio vai o delicioso caramelo, hummmm, nao tem como não provar. Outras conhecidas são as maravilhosas tortas de maça holandesa. Coloque na sua listinha de degustação. Ahhh, e como não se esquecer dos queijos holandeses, la existe lojas com varias especialidades e  pode degustar antes de comprar, fica a dica!
DiKas: O melhor lugar para ver Amsterdam do alto sem pagar um tostão é visitar a biblioteca pública Openbare Bibliotheek,  subindo no último andar tem uma vista privilegiada do grande canal e parte da cidade e de quebra verá o designer da biblioteca publica, uma motivação a mais para ficar lendo naquele lugar.
- Para visitar a Casa da Anne Frank e nao pegar fila vá uma hora antes de fechar. A fila é minuscula e da tempo suficiente de visitar todos os cômodos da casa.
- Andar a noite pela cidade toda iluminada inclusive as pontes que atravessam os canais.
- O famoso letreiro "I AMSTERDAM" está localizado em frente ao Rijksmuseum.

Comentários